segunda-feira, 31 de maio de 2010

L'altro compito

Ciao, como estão?
Bem, com toda certeza.
Ainda usando as informações da aula passada, cujo link vocês podem acessar usando a última postagem, proponho um quiz, que pode ser respondido e enviado nos moldes do último dever de casa.
Aqui vão as perguntas, então:
  1. Qual a cidade que foi a última capital do Império Romano do Ocidente?
  2. Em quais regiões floresceu a civilização pré-romana Etrusca?
  3. Qual a cidade, que governada pelos Medici foi o berço do Renascimento?
  4. De onde vem o nome da região de Úmbria?
Não esqueçam de postar um comentário ou mandarem-me um e-mail assim que lerem isto.
Abraços e até a próxima segunda ao vivo no CEFORTEPE.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Compito di casa

Ciao,
Espero que estejam todos bem.
Bom, como vocês já têm muitos exercícios de gramática, resolvi pedir um trabalho que aumentasse o conhecimento sobre a Itália em si.
É simples: é só clicar aqui: http://www.portalitalia.com.br/regioes/regioes.asp (caso o link não se abra, copie o endereço e cole-o no seu browser) e escolher uma das regiões da Itália no mapa interativo ou na lista à direita da página, ler o texto e escrever o que achou de mais interessante, quer na história, patrimônio artístico ou arquitetura. Enfim, não se trata de um resumo, mas sim de compartilhar o entendimento sobre tal região. Este texto pode ser escrito no word e enviado ao meu e-mail ou escrito à mão e entregue a mim no nosso retorno no dia 7 de junho.
Ah, não se esqueçam de postar um comentário assim que lerem isto.
Abraços,

Nelson

domingo, 23 de maio de 2010

VESUVIO


Sigo vários blogs que falam da nostra Italia e achei legal divulgar esta postagem sobre o famoso vulcão de Napoli e sua história. Espero que gostem! Ciau!clique aqui

A foto foi tirada em Pompéia (julho/2009)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pra descontrair...

Recebi essa piadinha essa semana e não resisti... resolvi compartilhar... rsrsrsrs!

VISITANDO UMA NONNA “ BEM ITALIANA”...

Aqui no Brasil, uma nonna italiana está indicando seu apartamento ao neto, que irá visitá-la com sua nova mulher.


- Quando vocês chegarem no prédio, na porta da frente tem um grande painel. Io moro no apartamento 301. Apertem o botón do interfone com o cotovelo, que io abro a porta. Entrem, o elevadore é à direita.
Aperta o tre com o cotovelo. Quando vocês saírem do elevadore, mio apartamento é nas esquerda... Com o cotovelo, apertem a campainha.

- Vó, parece fácil, mas... Por que tenho que apertar todos esses botões com o cotovelo?

- Máaaaah que!!!!!!!! Tão vindo de mon vazia?????...

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Curiosità

Algumas curiosidades da Itália: Lá, por exemplo, não há cobradores de ônibus. Temos que comprar as passagens nas "tabaccherie" e validá-las dentro do próprio veículo. Caso seja pego pelo "controllore" com a passagem sem ser validada, paga-se uma multa de 50 Euros.
Vocês sabiam que a verdadeira "mozzarella" é feita com leite de búfala? Seu sabor é muito diferente (e melhor!) da nossa.
A melhor é essa: em muitas cidades hotéis dividem o mesmo prédio. Isso mesmo! Cada andar é um hotel diferente. Geralmente só há a recepção e quartos. Aí eles te dão tickets pra você tomar seu café da manhã na padaria da esquina. O que é muito melhor, pois você entra no clima local, já que os italianos preferem fazer suas "colazioni" fora.

Gostaram?
Conhecem outras curiosidades sobre este nosso país de estudo?
Estamos esperando